quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"'QUERO SER PROSTITUTA QUANDO CRESCER"


Prostituição é uma prática tão antiga quanto a humanidade. Remonta aos caldeus egípicios e as grandes civilização como a Grécia e Roma. Na Grécia Antiga haviam dois tipos de prostituta : as escravas pobres que se chamavam  porné, e as prostitutas de luxo, as dançarinas , cantoras, entre outras.

A partir das transformações ocorridas no mundo com o advento da Revolução Industrial houve muito desemprego e fome. Muitas mulheres assim foram obrigadas a ir para o caminho mais "fácil " naquele momento.
Havia duas vertentes ou concepções sobre o que causava o fenômeno da prostituição. Uma delas dizia que havia uma degeneração em algumas mulheres, o que fazia com que elas praticassem tal ato. O outro acreditava que condições sociais implicavam na escolha dessas mulheres por esse tipo de vida.
Hoje são três tendências de pensamento sobre a prostituição: O proibicionismo vigente na China e nos EUA onde oa prática é considerada crime e punida. O abolicionismo que vê a prostituta como vítima presenta na maioria dos países e o regulamentarista que entende a prostituição como atividade profissional como outras a ser regulamentada.
Um dos benefícios da regulamentação das prostitutas seria o fato de que por exemplo se fosse para outro país ao entrarem no mercado de trabalho , não sendo regulamentado a prostituição seriam tratadas como informais e assim poderiam ser mais facilmente exploradas. Ao denunciar a prática da exploração, não seriam levado a sério pela polícia , por serem ilegais. A profissionalização evitaria isso, facilitaria a fiscalização, o controle, possibilitaria arreadação pelo Estado da profissão, daria a elas direitos como a um emprestímo, pois assim teriam uma atividade, gerariam renda!!! 
Há também problemas. Como o fato penso eu, de se abrir uma brecha de facilidades a jovens que ainda não tem uma formação sólida e que por verem " facilidades na atividade de prostituição optarem por ser no futuro prostitutas " Quando eu crescer quero ser prostituta" é a frase título deste post exatamente por esse motivo!

Nenhum comentário: