segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRINTA MOEDAS!!!


Ensina a Bíblia que Jesus ao iniciar sem ministério escolheu doze homens, os quais se tornaram seus discípulos, aprendendo com ele as lições espirituais do Reino dos céus, para num futuro próximo serem propagadores da Palavra. Mas no meio desses doze homens havia um ávido por dinheiro. Não que dinheiro seja motivo de maldição. Dinheiro é apenas um meio para se alcançar um fim. Mas é o amor ao dinheiro que Judas tinha que o levou a cometer a traição a Cristo.
Naquela época o dinheiro corrente era o denárius. Era uma moeda romana cunhada em prata e com o simbolo do imperador estampada nela. Por isso era proibido entre os judeus oferecerem ofertas em moeda.Os cambistas convertiam a moeda em siclo de prata a uma taxa de 12%
Um denarius equivaleria hoje a quarenta centavos de dólar. Judas vendeu a Jesus pelo preço de um salário mensal da época. Ou o preço que se pagava por um escravo.
Na história da humanidade, e mais recentemente com o surgimento do capitalismo, da Revolução Industrial, percebemos que a vida vale muito menos.
Quantas pessoas ficaram desempregadas no início da Revolução Industrial na Inglaterra com os cercamentos?
Cercamentosfoi o processo de transformar os campos as terras, os feudos da Idade Média em propriedades privadas, retirando milhares de trabalhadores do campo, impedindo-os de ter seu próprio trabalho e obrigando-os a vender sua força de trabalho nas fábricas que ainda se formavam entre os séculos XVI a XVIII.
Na cidade em que moro , Sorocaba, recentemente ocorreu um grave acidente que ceifou a vida de oito pessoas. Tudo porque nas imediações de uma antiga fábrica constrói-se um enorme shopping e os donos não fizeram a lição de casa!!!
A mais recente tragédia aconteceu nesse domingo passado na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Ali , na boate  Kiss centenas de jovens se divertiam, comemoravam suas conquistas e numa absurda interseção de negligência, descaso, irresponsabilidade, falta de humanidade 232 deles perderam suas jovens e promissora existência.
A muitos responsáveis , isso a polícia terá que investigar. Mas algo que me chamou a atenção , dentre os horrores acontecidos foi o testemunho de uma jovem " Ao percebermos o incêndio, tentamos sair , mas o segurança queria que entrássemos em outra fila para pagar a comanda. Até disse que o incêndio estava controlado" Nesse episódio se resume o valor de cada um daquelas que lá estavam. Simples números, 
Infelizmente , a vida humana sempre teve pouco valor , o que vale mesmo é o patrimônio e o dinheiro!!!
Postar um comentário