terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FEITA PARA ENGANAR!!!!



"Uma mentira dita mil vezes acaba se tornando verdade" Essa é uma frase atribuída a Joseph Goebbels ministro nazista de Hitler.
Sinceramente gostaria muito que a propaganda fosse usada para valorizar o humano, para ajudar na evolução da sociedade e do indivíduo. Que poder teríamos em nossas mãos se usássemos a propaganda como instrumento de libertação das massas?
Mas infelizmente acontece o contrário. Líderes mundiais, grandes empresários, e a mídia em geral usam a propaganda como instrumento de dominação e alienação de todo um povo.
Nos jornais, títulos muito bem selecionados e as vezes com palavras que distorcem a realidade, muito bem maquiados para enganar os desavisados  Os políticos usam palavras certas , gestos para influenciar seus eleitores. Até a neurociência tem ajudado o marketing a vender mais.
Dois exemplos interessantes: Há uma cruzada contra o sal usado em shampoos .Decidiram que simplesmente o sal é o vilão da vez. Mas quem trabalha no ramo é químico sabe que é imprescindível o sal no shampoo, além é claro que o cloreto de sódio está em doses ínfimas no produto. E se os fabricantes alegam que o mesmo é perigoso, existem diversos subprodutos dele embutidos no shampoo. Portanto sempre vai haver um pouco de sal . Mas o mais importante o marketing não mostra. O Ph, Observe se em alguma marca vem indicado o PH do shampoo.
Outra pegadinha é em relação ao óleo vegetal. No rótulo vem escrito: Sem colesterol!!! Ora isto é uma forma de alavancar as vendas visto que as pessoas tem ojeriza a colesterol. Acontece que nenhum óleo vegetal tem colesterol. Á substância é encontrada apenas em produtos de origem animal.
Bem ai estão alguns exemplos. Poderíamos também lembrar da polêmica das cervejas que em seus comerciais usavam animais infantis em meio a sua propaganda , sugerindo talvez o consumo do produtos a crianças. Ou mesmo do clássico comercial de cigarro. Cavalos selvagens, homens corajosos, um cenário paradisíaco  belas mulheres.... Quanta enganação... Quantas pessoas não morreram por acreditar em tais mentiras?????
A melhor arma contra isso é a observação, o senso crítico. Não aceite a primeira impressão ... Vá além, pesquise, interaja com outras pessoas, busque a verdade!!!
Postar um comentário